Apresentações

O GECAD e a investigação na Investigação Operacional
Carlos Fernando da Silva Ramos
— GECAD

 

O Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) é um grupo de I&D que actua nos domínios da Inteligência Artificial, dos Sistemas Baseados em Conhecimento e dos Sistemas de Apoio à Decisão e cujas origens podem ser encontradas em finais de 1993 através de alguns docentes do ISEP que apostaram no desenvolvimento de actividade de I&D dentro da escola. Este grupo foi responsável pelos primeiros projectos de I&D com financiamento externo que envolveram o ISEP/IPP.

Trata-se de uma unidade de I&D reconhecida pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), tendo sido classificada com MUITO BOM.

O GECAD foi a única unidade do Ensino Superior Politécnico que concorreu a Laboratório Associado, o nível de excelência máximo reconhecido pela FCT, o qual só é atingível por unidades e institutos de investigação que reunam ao mesmo tempo a capacidade de efectuar I&D de alto nível em termos de qualidade e de quantidade. A candidatura foi apresentada em Outubro de 2004, aguardando-se os resultados da avaliação. O GECAD propôs-se na área prioritária de Energia e Transportes.

O GECAD envolve actualmente cerca de 70 investigadores (3 agregados, 21 doutorados, 37 mestres) com uma actividade de I&D intensa, tendo participado em mais de 40 projectos de I&D com financiamento externo (7 projectos europeus ESPRIT ou IST, 22 projectos da FCT ou ex-JNICT, 1 projecto da AdI, 1 projecto da FLAD, 3 projectos do ICCTI/OMFB/Hungria, 1 projecto do FAPESP/Brasil, 1 projecto do Governo Português/POSI, 1 projecto PEDIP e 2 projectos do IPP).

No âmbito desta unidade de I&D foram desenvolvidos 17 doutoramentos, 27 teses de mestrado. Actualmente estão em desenvolvimento mais 24 Teses de Doutoramento e 10 de Mestrado.

Os Sistemas de Apoio à Decisão correspondem a um dos domínios onde podemos identificar um grande número de comunidades científicas. Por um lado, as decisões podem ser tomadas a um nível mais simbólico, próprio da Inteligência Artificial, ou numérico, mais próximo da Investigação Operacional. Podemos ainda identificar contributos das seguintes áreas: Estatística, Simulação, Interacção, Bases de Dados, Sistemas de Informação, Gestão, etc. Desse modo, o GECAD tem todo o interesse em envolver investigadores com essas competências, em particular da área de Investigação Operacional, de modo a obter mais sinergias para os projectos de I&D onde tem trabalhado.

Na apresentação correspondente a este resumo iremos mostrar algumas das áreas onde trabalhamos e nas quais fará mais sentido esta interacção entre o GECAD e investigadores com competências na área da Investigação Operacional.

voltar

© 2006