Apresentações

Escalonamento e pré-despacho de geradores eléctricos: uma abordagem heurística
Ana Maria Marques Moura Gomes Viana
— ISEP

 

Ao fim de duas décadas de existência, as meta-heurísticas clássicas – “Simulated Annealing”, Pesquisa Tabu e Algoritmos Genéticos – evoluíram para versões mais elaboradas e impulsionaram o aparecimento de novas abordagens, tais como “Variable Neighbourhood Search” (VNS), “Greedy Randomised Adpative Procedure” (GRASP), “Ant Colonies Optimisation”, etc. Os domínios de aplicação destas metodologias têm também vindo a aumentar, sendo possível encontrar trabalhos em áreas tão distintas como a Gestão de Operações, as Telecomunicações, os Sistemas Eléctricos de Energia, o Ambiente, etc. No entanto, à importância na literatura não tem correspondido uma igual importância na utilização destes métodos em aplicações informáticas comerciais. Uma das fragilidades mais frequentemente mencionadas é a necessidade de afinação dos parâmetros das meta-heurísticas, levando, de uma forma geral, os Agentes de Decisão a não as considerarem técnicas robustas e fiáveis para apoio à decisão.

Este trabalho constitui uma contribuição para a diminuição da dependência das meta-heurísticas duma correcta afinação dos seus parâmetros, usando Vizinhanças Orientadas às Restrições (Constraint Oriented Neighbourhoods). A ideia central desta abordagem é controlar parcialmente a aleatoriedade das meta-heurísticas, definindo movimentos de vizinhança especiais, que evitem alterações drásticas de uma solução. Procura, assim, garantir-se uma pesquisa mais suave do espaço de soluções e, consequentemente, uma intensificação correcta do processo de pesquisa. Como a fase de intensificação se torna menos dependente dos parâmetros, espera-se que uma meta-heurística integrando esta ideia, seja mais robusta.

Para ilustrar as suas características principais e o seu potencial, o conceito de Constraint Oriented Neighbourhoods foi aplicado num procedimento GRASP desenvolvido para resolver um problema de grande relevância na gestão de sistemas eléctricos de energia (Unit Commitment). Os resultados obtidos foram, tanto em termos de eficiência como de eficácia, significativamente melhores que os obtidos quer usando uma estrutura de vizinhança genérica, quer usando outras técnicas apresentadas na literatura.

voltar

© 2006